miércoles, 29 de marzo de 2017

O por qué Deus não lhe dá cachos ao burro



Um conto de Simón Díaz

Todos os povados têm sua praça Bolívar, este que eu digo também tem-la. Quando um povado nasce só sem que ninguém o funde, fazem- lhe a pracinha depois. Para fundá-lo procuram sempre que seja muito perto de um rio pra ter o agua lí mesmo. Chega um senhor aí e traça um área a mais ou menos 10.000 metros quadrados, isto é, cem pelo cada lado.


                                           A isso lhe põe o nome de Praça Maior. 
A igreja vai aqui, a jefatura pa'cá, a Casa Municipal por aquí, este lote pa' você, este pa' ti, e este outro pa' vocês, e a viver e a trabalhar tranquilos. Mas quando 

não se funda sina que nasce sosinho, 
então a prefeitura compra ou expropia 
o terreno e faz a praça e põe- lhe o nome, 
como homenagem ao pai da pátria, Praça Bolívar.




A esta pracinha, que tinha em todo o meio um pedestal com um busto do Libertador, entrava todos os días um burrinho a se comer a palhinha que nascia ali. Quando alvorecía no dia, você via ao burrinho fixo na praça familiarizado com a estátua que até se arranhaba o lombo com ela.


Um dia, que o burrinho entrou à praça como sempre a comer palhinha, de repente ao ver a estátua, se jogou uma assustada e saiu da praça espavorido correndo a milhão por hora rumo ao rio com o rabo levantado e volteando não vás ser e que o viessem seguindo. A toda a velocidade entrou ao rio e cruzou-o nadando e mugiendo que todos os animais que o viam achavam que se tinha voltado louco, e assim fugiu pela planície adentro que mais nunca se soube dele.

O que passou era que lhe tinham mudado a estátua por uma ecuestre e quando ele viu ao cavalo se assustou e correu. Você não vê que os donos de fazendas para conseguir mulas, que são muito trabalhadoras, o que fazem é apaixonar aos burros com as yeguas, e bom, este conto o sabe o cavalo, e também o burro sabe que o cavalo o sabe e não quer pra nada brigar com o cavalo. Você não vê que há um ditado popular  que diz "Deus não lhe dá cacho a burro", mas permite que lhos ponham ao cavalo.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario